O remapeamento é a reprogramação do mapa de injeção eletrônica da moto. O mapa de injeção controla quanto de combustível será injetado dentro do motor. A quantidade de combustível varia de acordo com a quantidade de ar que entra no sistema, de forma resumida, quanto mais ar entra, mais combustível deve ser injetado, tomando suas devidas proporções. A quantidade de ar admitida no motor varia de acordo com a RPM, posição da borboleta e outros fatores como o filtro de ar e escapamento utilizado na moto.
Não! O remapeamento, quando realizado por profissionais, ajusta o que é necessário ser ajustado na moto, permitindo que o funcionamento se torne mais linear e o motor funcione com temperaturas menores, prolongando a vida útil do motor.
O remapeamento é necessário ser realizado toda vez que é alterado algum componente na admissão ou na saída dos gases (ex. filtro de ar e escapamento), visando corrigir a proporção Ar x Combustível. Mesmo os remapeamentos realizados em motos com seus componentes originais apresentam resultados positivos, tendo em vista que são corrigidos problemas de excesso de temperatura, mistura pobre e outros. Mesmo os clientes que não visam o ganho de velocidade final sentem-se muito satisfeitos após realizar o remapeamento, considerando que a moto trabalha mais linear com respostas melhores e temperatura do motor mais baixa. Pra quem busca um aumento de velocidade final, força na arrancada e ultrapassagens, o remapeamento é o upgrade mais indicado!
O dinamômetro é a ferramenta mais importante de todo o processo, com ele é possível identificar através de sonda lambda de alta precisão os pontos no gráfico onde é necessário empobrecer ou enriquecer a mistura. Com o dinamômetro é possível também realizar a medição de torque e potência antes e depois do remapeamento, permitindo que o cliente saiba exatamente o quanto a sua moto melhorou em termos de performance. É possível também identificar o melhor momento de troca de marcha, distância para atingir a potência máxima, velocidade final, simulação de circuito, simulação de velocidade final com arrasto aerodinâmico baseado no coeficiente de arrasto aerodinâmico da moto e outros. Nosso dinamômetro possui freio eletromagnético e o que há de mais avançado no mercado, tudo isso para atingir a melhor performance da sua motocicleta.
Nada será instalado na sua moto. Nosso sistema de remapeamento faz um backup do seu mapa original, salvando em 2 lugares diferentes (No computador e na nuvem) e depois reescrevemos um novo mapa dentro da central, evitando que seja instalado qualquer módulo "enganador" da central. Sendo assim, não há chance de aparecerem códigos de erro no painel da sua motocicleta.
A moto precisa estar com revisão em dia, as velas devem ser novas (preferencialmente velas esportivas, Screaming Eagle ou NGK Iridium), filtro de ar novo ou limpo no caso de filtros laváveis, bicos injetores limpos, bateria carregada e tanque cheio. A MOTOLUC realiza todos os serviços necessários para que sua moto esteja pronta para o remap.
Geralmente o serviço tem duração de 24 horas úteis. Rodamos de 50 a 150 km em testes em cima do dinamômetro.
Depende, somente será necessário realizar o remapeamento caso alguma peça que envolva o sistema de combustão for alterada (bicos injetores, filtro de ar, comando de válvula, escapamento...). Como a licença é comprada apenas uma vez e tem validade vitalícia, qualquer ajuste necessário sai bem mais barato do que o primeiro remapeamento, sendo assim, é possível realizar sem grandes custos upgrades na moto (Stage 1, Stage 2, Stage 3...).
Nem sempre! O remapeamento ajuda a abaixar a temperatura do motor nos casos em que a mistura está pobre, onde a temperatura de queima chega a ficar 200 graus a mais do que a temperatura na queima estequiométrica. Se o seu problema for esse, será resolvido com o remapeamento. Se a temperatura elevada no funcionamento for devido a falha de algum componente no sistema de lubrificação da moto (como por exemplo baixa pressão de óleo por defeito na bomba) o remapeamento ajudará a abaixar a temperatura porém não resolverá o problema principal. Por isso que realizamos o check de todos os parâmetros antes, durante e depois do remapeamento para certificar que tudo está em perfeitas condições.
Não! Uma moto bem regulada passa a trabalhar com mais torque e potência, sendo necessário que o condutor acelere menos a moto para obter o mesmo resultado. Com o funcionamento mais linear após o remapeamento a moto tende a ficar mais econômica, mais responsiva e mais potente.
Não existe bola de cristal! Existem vários fatores que irão interferir no resultado final (desgaste do motor, entrada de ar, saída dos gases, vela, bicos injetores....). Mesmo uma moto sendo igual a outra, pode-se obter resultados diferentes devido a diferença dos componentes. Uma moto com filtro de ar, escapamento e velas esportivas terá mais potência do que uma moto original. Se você busca potência e não sabe o que fazer na moto, não se preocupe! A nossa equipe estará pronta para lhe orientar quanto a instalação de componentes que aumentarão a performance da sua moto, como por exemplo os comandos de válvula, onde existem vários modelos e é comum o cliente ficar na dúvida de qual comprar.
Sim! Com o nosso sistema é possível alterar a marcha lenta da moto. Caso o cliente queira diminuir a marcha lenta, o procedimento é realizado observando as pressões recomendadas de óleo e tensão de carga elétrica da motocicleta. Nós respeitamos os limites de segurança de funcionamento do motor, por isso, por mais que seja possível abaixar mais a velocidade da marcha lenta, não o fazemos se um dos parâmetros nos indicar que poderá haver risco ao motor.
Nosso sistema é exclusivo para remapeamento de Harley Davidson, nossos técnicos são certificados direto pelo fabricante do equipamento com cursos nacionais e internacionais. Não realizamos remapeamento de outras marcas, somente medição de potência e serviços relacionados ao dinamômetro.